Acho que hoje em dia as pessoas falam demais, cada vez mais, mas não conversam.
Falar o que você quer perto de alguém que também está falando sobre o que quer e que responde às suas perguntas quando lhe é solicitado não é conversar. Para conversar, as pessoas devem estar falando sobre o mesmo assunto e, se não concordando, ao menos ouvindo a opinião uma da outra.
Ouvir é uma arte que poucos dominam. Escutar é algo bem diferente. Geralmente nós escutamos o que alguém nos diz, mas não ouvimos, não prestamos a devida atenção às palavras dos outros.
Às vezes, tudo o que alguém precisa é ser ouvido. Mas nós falhamos nessa simples tarefa. Não ouvimos.
Todos querem ser ouvidos, mas ninguém quer ouvir. Todos querem compartilhar suas histórias, por mais que sejam inoportunas para o momento. Todos precisam falar.
E talvez por isso as redes sociais, como o Facebook, façam tanto sucesso. Lá você pode falar, você pode postar tudo o que quiser sem se preocupar em ouvir, ou em ler o que os outros escrevem ou dizem.
Antigamente, quando acontecia alguma coisa boa ou ruim, significativa de alguma forma, as pessoas ansiavam por ligar para alguém, por contar as novidades a uma pessoa íntima, e de pedir conselhos a essa pessoa. Mas hoje não.
Hoje as pessoas se afastam cada vez mais. Os e-mails substituíram os telefonemas, os recadinhos substituíram as visitas. Os posts substituíram os melhores amigos. E isso tudo é tão triste...
Lembre-se disso: ouça. Ouça o que o seu amigo tem a dizer, ajude-o agora para que ele também possa ouvir você e ajudá-lo quando você precisar.